Instituto de Terapias Globais

 
 
 
 

Medicina Integrativa

Trata-se de uma prática efectuada por médicos que reúnem conhecimentos da medicina convencional alopática e seus clássicos tratamentos farmacêuticos, com os da medicina dita alternativa como nutriterapia, fitoterapia, acupunctura, homeopatia, homotoxicologia, dentre outras, visando dar prioridade a adopção de terapêuticas menos invasivas, com menos efeitos adversos e menos dispendiosas. A escolha da terapêutica adequada é individual e depende da avaliação conjunta do médico e do paciente, de qual delas melhor se ajusta para o seu caso o que requer a participação activa do paciente no processo de escolha para a cura ou controle da doença e uma valorização da relação médico-paciente com a manutenção de uma boa comunicação entre ambos. 
Dois aspectos são de grande valor na medicina integrativa:
- adopção de medidas preventivas: doenças como diabetes, cardiovasculares e câncer alcançam em todo o mundo índices alarmantes e podem ser preveníveis através da adopção de práticas como nutrição orientada, actividade física moderada e gestão do stress mental. O reconhecimento de factores de risco para estas doenças e a adopção de práticas para a sua prevenção devem ser prioritárias para a manutenção do estado de saúde.
- Interacção mente-corpo: há uma valorização da atitude mental do indivíduo que se manifesta na saúde do corpo através da conexão que existe entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Ou seja aquilo que o indivíduo pensa, a forma como ele vê e interage com o mundo exterior irá promover alterações bioquímicas a nível dos neurotransmissores do sistema nervoso central, dos harmónios libertados pelas glândulas e da resposta do sistema imune. Muitas doenças tem sua origem a nível mental e isto deve ser reconhecido e fornecida orientação necessária para romper com atitudes mentais que favoreçam a doença e não a saúde.
Portanto o que a medicina integrativa faz, é promover a saúde através da aplicação dos meios que se tem conhecimento, convencionais ou alternativos, para que se alcance a saúde da forma como foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS): “Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.”

Saber mais...

Loading...
 
 
 
 

Formação

Tratamento do Visceral em RPG - LISBOA
Faltam 44 dias
Tratamento das Patologias Cervicais em Reeducação Cervical
Faltam 46 dias
Formação em Patologias Articulares
Faltam 52 dias
Formação Superior de RPG “Formação Escoliose”
Faltam 58 dias
Formação em Imagiologia
Faltam 161 dias
Integração dos Resultados em RPG
Faltam 191 dias