Instituto de Terapias Globais

 
 
 
 

Osteopatia

A osteopatia é uma terapia manual baseada na unidade corpo-mente-espírito.
O seu ênfase no indivíduo e a sua relação com conceito de Saúde e Doença fá-la diferir da medicina clássica que apenas trata as doenças e os sintomas de forma isolada.
Quando sofremos um trauma físico ou psíquico, todo o corpo se adapta procurando um novo equilíbrio para que a função não se altere, mas este “equilíbrio” tem um valor muito alto pois provoca uma série de transtornos e disfunções que com o tempo irão alterar os vários sistemas do corpo e então se manifestarão como doenças e sintomas variados com uma causa comum.
A osteopatia é uma ciência que se baseia na anatomia, fisiologia, psicologia e lógica.
Uma arte, já que o osteopata utiliza a sua capacidade de palpação e diagnóstico para detectar e corrigir com as suas mãos, subtis restrições de movimento causadas pela disfunção osteopática.

Disfunção Osteopática
Todas as estruturas anatómicas desde as mais densas (ossos), os tecidos moles (músculos, tendões, fascias) às fluídicas (sangue, linfa, líquido cefalorraquídeo) se encontram em permanente movimento umas com as outras. Esta mobilidade é essencial para manter o estado de saúde. Quando o movimento fisiológico se perde criam-se restrições e bloqueios a que se chamam disfunções osteopáticas antecedendo a instalação da verdadeira doença (artrose, pedra no rim, tendinite, entre outros).
Cada doente tem o seu próprio médico dentro de si. O melhor que podemos fazer é dar-lhe oportunidade para entrar em acção”.
Albert Schweitzer

Saber mais...

Loading...

 

 
 
 
 

Formação

Formação em Imagiologia
Faltam 73 dias
Integração dos Resultados em RPG
Faltam 103 dias
Liberação Vasos e Nervos
Faltam 107 dias