Instituto de Terapias Globais

 
 
 
 

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A MTC é um sistema terapêutico que trata e previne doenças. Dispõe de um sistema teórico específico com uma história milenar, de grande riqueza clínica e hospitalar. Contribuiu largamente para a saúde e prosperidade da nação chinesa, bem como para o desenvolvimento das ciências médicas em todo o mundo.
A MTC caracteriza-se sobretudo pela sua interpretação própria das funções fisiológicas e alterações patológicas do corpo humano, pelas suas técnicas de diagnóstico específicas e pelos seus princípios terapêuticos próprios.
Encara a fisiologia e a patologia de uma forma holística sendo muito polivalente na sua acção. Pode ajudar nas mais diversas áreas da medicina convencional como por exemplo nas áreas: ortopédica, neurológica, gástrica, pneumológica, urológica, psiquiátrica entre outras. Muitas vezes como principal fonte de terapia e noutras ocasiões para complementar tratamentos convencionais.
Também enfatiza a importante função desempenhada no desenvolvimento das doenças tanto pelos factores patogénicos endógenos (nomeadamente, "as sete emoções anormais") como pelos seis factores patogénicos exógenos (energias exteriores).
Afirma que grande parte das desordens internas, são geradas por influência de estados emocionais e pela inter-relação destes com as actividades físicas (trabalho, exercício, inactividade) que decorrem no quotidiano. Na parte externa surgem as “energias perversas” que traduzem doenças virais ou bacterianas. Geralmente estas só penetram o corpo quando a parte interna assim o permite.

Saber mais...

Loading...

 
 
 
 

Formação

Integração dos Resultados em RPG
Faltam 14 dias
Liberação Vasos e Nervos
Faltam 18 dias